quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Análise Sintática 3 - Predicado

Vamos estudar o outro termo essencial da oração, o predicado.

Consta no post Análise Sintática 1 a definição de predicado, mas usemos o bom e velho Ctrl+C, Ctrl+V e colemos aqui de novo. Predicado é a parte que contém o que se declara a respeito do sujeito, ou seja, o resto. É só achar o sujeito, o resto é o predicado (nele que o verbo está).

Estudar o predicado é o mesmo que estudar o verbo que há nele. Há dois tipos de verbos: os SIGNIFICATIVOS e os INSIGNIFICANTES (hahaha, não resisti à piada, mas fica mais fácil de lembrar). Brincadeira, não são chamados de insignificantes e não estou menosprezando esses verbos, mas são verbos sem valor significativo, sem muita importância, podem ser substituídos por outra palavra ou mesmo por um sinal de igual (=). Vamos começar por eles:
  • Verbo de Ligação: os verbos insignificantes são chamados de verbos de ligação, pois só estão presentes no predicado para ligar dois termos. Eles não têm importância sintática, devido ao fato de não serem o núcleo do predicado, e sim, ser um nome. Exemplo:
Eu sou um imbecil.
Vamos analisá-la. Sujeito? Eu. Certo. Predicado? sou um imbecil. Muito bem. Agora, se eu disser: Eu permaneço um imbecil, Eu estou um imbecil ou mesmo Eu=um imbecil, você compreende perfeitamente, e a mensagem principal foi passada. Por quê? Porque o verbo não é importante, só está lá para ligar.

Vamos agora para os verbos significativos. Quando aparecerem, eles que serão o núcleo do predicado e se dividem em INTRANSITIVOS e TRANSITIVOS.
  • Verbo Intransitivo: existe quando ele passa a informação na sua totalidade. Só ele é necessário para exprimir uma idéia completa, portanto, não precisa de um termo que complete seu sentido. Exemplo:
O padre baloeiro sumiu com seus 1001 balões e morreu.
Como vocês perceberam, esses dois verbos já transmitem toda a mensagem. Eles não precisam de complemento, o sentido inteiro se concentra neles. Essa história de "complemento" pode estar confundindo, né? Mas, quando explicar os verbos transitivos, vai ficar mais fácil.

Os verbos transitivos são aqueles que não fazem sentido sozinhos, precisam de complemento! Há três tipo:
  • Verbo Transitivo Direto: se o complemento do verbo NÃO tiver uma preposição. Exemplo:
Eu adoro animês.
O verbo, nesse caso, não tem sentido completo, porque quem adora, adora alguma coisa. Portanto, precisa de um complemento, complemento sem preposição! Deu pra entender? Fácil, né? Calma, depois complica... Hehehe.
  • Verbo Transitivo Indireto: é quando o verbo precisa de complemento e ele vem com uma preposição. Exemplo:
Eu gosto de mitologia nórdica.
O verbo novamente necessita de complemento que, no caso, tem uma preposição (de).
  • Verbo Transitivo Direto e Indireto: é quando o verbo possui os dois complementos. Exemplo:
Eu ainda não escrevi o depoimento a uma amiga.
Já estamos acabando. Depois de analisar o verbos, vamos estudar os tipos de predicado:
  • Predicado Nominal: é quando o núcleo é um nome, ou seja, quando há o tal verbo de ligação.
  • Predicado Verbal: é quando o verbo for significativo, seja transitivo ou intransitivo.
  • Predicado Verbo-Nominal: é quando o núcleo é um nome e um verbo. Há duas formas dele aparecer:
  1. Verbo significativo+predicativo do sujeito
  2. Verbo significativo+predicativo do objeto
O conceito de predicativo será explicado no próximo post.

Tem muito mais ainda!

Obrigado por ler!
James Juice

Nenhum comentário: